"Sou rude e impetuoso ao lutar contra inúmeros monstros e demônios.
Nasci para remover os tocos e as pedras, para podar os cardos e abrolhos,
para arrancar os espinheiros e limpar as matas selvagens".
(Martinho Lutero)
Quando tudo parecia perdido, eis que Deus levantou um homem de coragem e bravura para trazer o seu povo de volta às Escrituras, seu nome? Martinho Lutero.
João Calvino nasceu em 10 de Julho de 1509, na zona rural de Noyon, Picardia, na França, a uns 100 km de Paris. Quando ele nasceu Lutero já tinha 26 anos, e isso quer dizer que Calvino pertence à segunda geração de Reformadores. Seu pai era um advogado rico ligado ao alto clero da sua terra. Ele era um administrador financeiro do bispo católico da diocese de Noyon.
Não sabemos muita coisa sobre os primeiros anos da vida de John Knox, mas é bem provável que ele tenha nascido por volta do ano 1513, próximo de Edimburgo. Martin Lloyd Jones nos diz que Knox “foi criado numa família pobre, sem antecedentes aristocráticos e sem ninguém que o recomendasse.”[1] Mas, apesar disso, Knox estudou teologia e foi ordenado sacerdote aos vinte e cinco anos de idade. Com o tempo ele se tornou tutor dos filhos de alguns nobres que eram favoráveis ao protestantismo e também se aproximou de um ousado pregador do evangelho chamado George Wishart. Na verdade ele passou a ser guarda-costas desse intrépido pregador George Wishart.”[2]